CARNAVAL 2013

CARNAVAL 2013
Dança dos Leques

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Harmonia

HARMONIA E SUAS ATRIBUIÇÕES


1º Etapa do trabalho da Harmonia


O trabalho do Diretor de Harmonia, se inicia logo após a primeira reunião da Escola de Samba depois do carnaval, geralmente antes mesmo da poeira abaixar.

Quando os Diretores e o Departamento Cultural se reunirem para discutir um novo enredo, a direção de harmonia procurará conversar com os seus subordinados através de uma reunião.

Esta conversa é para se colocar tudo à limpo, os erros e os acertos de cada um detro e fora do desfile.

De tal maneira que no próximo carnaval não seja repetido os mesmos erros ou falhas que porventura existiram.

Nesta mesma reunião trocarão mais informações e apresentarão um cronograma.

  • Escolhido o enredo a Direção de Harmonia convoca seus diretores para começar o trabalho.
  • Em seguida convoca os compositores para darem sequência no enredo.
  • Nas primeiras reuniões com chefes de alas deve-se deixar bem claro a importância da presença dos componentes das alas para a escolha do samba-enredo.

Com isso a escola passa a ter mais força e assim o samba enredo escolhido terá o aval de todos os componentes. O samba-enredo representa 50%(cinquenta por cento) do desfile de uma Escola de Samba.



2º Etapa do trabalho da Harmonia


Logo após a escolha do samba-enredo começam as reuniões com os chefes de alas para que seja elaborado o calendário dos ensaios, que deverão ter início logo após a escolha do samba-enredo.


A Direção Geral de Harmonia, ira passar aos componentes, toda a programação dos ensaios.

Um cargo de Diretor Geral de Harmonia em uma Escola de Samba é de confiança do presidente da escola, ambos devem estar sintonizados com os mesmos objetivos, de tal maneira que os futuros resultados seja de agrado de todos os componentes envolvidos com o carnaval. "Principalmente com aqueles que confiam neles", seja nos ensaios na quadra ou nos desfiles oficiais.



Obrigações de um Diretor de Harmonia



  1. O Diretor nunca deverá ingerir bebidas alcoólicas em ensaios no comando da escola e muito menos nos desfiles oficiais.
  2. O Diretor deve estar sempre bem equilibrado para com isso transmitir confiança em suas decisões.
  3. Deve evitar marcar chicletes e fumar durante os ensaios. O diretor de Harmonia deve dar bons exemplos, portanto chicletes ou cigarros não vai permitir que ele cante o samba-enredo como deveria ser. Então assim poderá exigir que os componentes cantem com perfeição.
  4. Um bom Diretor não se encosta nos ensaios, muito pelo contrário, ele deve ser a pessoa mais participante de tudo que acontece na quadra e fora dela. (Caso contrário, qual será a sua "Moral" para exigir que os componentes ensaem).
  5. Todo Diretor de Harmonia tem "a obrigação de conhecer e saber todos os critérios de julgamento e regulamento do desfile.



Deveres de um Diretor de Harmonia


  1. Colocar o pavilhão sempre na quadra, nas festas, nos ensaios e após retira-los;
  2. É obrigação da Diretoria de Harmonia zelar pelo pavilhão juntamente com os Mestres-Sala e as Porta-Bandeiras;
  3. Nunca permitir que um estranho pegue no pavilhão nem na sua quadra e muito menos em outro lugar;
  4. O Diretor deve manter o respeito dentro e fora da quadra e jamais aceitar provocações alheias;
  5. Jamais partir para agressão física ou verbal dentro ou fora de sua quadra;
  6. O diretor de Harmonia deverá ter um comportamento discreto, digno, sempre a altura de sua função;
  7. Não é permitido e muito menos aceitavel que um Diretor de Harmonia porte uma arma de fogo ou outro objeto desse tipo.
  8. Deverá respeitar todos os componentes e tratá-los sem indiferença.

O respeito se ganha aos poucos, pois trata-se de competência e não de viôlencia.




Mercadoria
Diretor Geral de Harmonia





























































































































































































































































































































































Obrigado a todos os Diretores de Harmonia pelo carinho e respeito que vocês tem pela Ala Camaleão

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Intérprete/puxador

É o profissional responsável pelo andamento do samba-enredo durante o desfile, normalmente auxiliado por um grupo de cantores de apoio, que desfilam ao lado ou sobre o carro de som. Portando microfone, normalmente mais potente do que o dos cantores de apoio, sua voz sobressai sobre os demais integrantes da escola, fazendo com que assim seu objetivo de cadencia o canto possa ser cumprido.



O termo tradicional "puxador" parte do princípio de que o samba, durante o desfile, não deve ser interpretado por uma ou poucas pessoas, mas cantado por toda a escola, devendo a música apenas ser "puxada" (iniciada) pelo grupo minoritario. Além disso, muitos entendem que o puxador seria uma categoria especial de intérprete, capaz não somente de dar interpretação a um samba mas também, e principalmente, de animar a própria escola e a platéia.



A partir da década de 1990, Jamelão da Mangueira (1913-2008), passou a criticar o termo tradicional, buscando substituí-lo por uma nova terminologia: Intérprete de samba-enredo. Nas palavras de Jamelão, puxador seria quem "puxa fumo, puxa carro, puxa saco". sendo na opinião dele, um termo depreciativo. A partir disso, muitos comentaristas e emissoras de TV passaram a substituir o primeiro termo pelo segundo, que no entando, ainda subsiste.



Outra polêmica que é ainda frequente em relação aos intérpretes é a questão se seria ou não anti-ético o intérprete oficial de uma escola paticipar da disputa interna de sua própria agremiação. Algumas escolas proíbem essa situação, mas liberam seus proficionais para participar de eliminatórias de outras escolas.


Fernandinho SP












Baby





Kinho















File





















Alex















Marcelo











Marcinho

terça-feira, 26 de janeiro de 2010